logo 1_Prancheta 1.png

Desafios para um Desenvolvimento Sustentável: O Impacto das Energias Renováveis Não Convencionais (ERNC)

Santiago, Chile -

20 a 26 de janeiro, 2019

SOBRE O CURSO:

Nos últimos 10 anos, o Chile tem experimentado um notável crescimento no uso de Energias Renováveis Não Convencionais (ERNC),  que considera entre outras a: hidráulica, solar,  eólica,  biomassa e a energia geotérmica. Nesse contexto,  no ano de 2006 as ERNC que representavam menos de 1% do total da matriz energética do Chile chegou à marca de 15% em 2017 com expectativa de crescimento para 25% até o  ano de 2020. Tudo isso permitiu que o Chile se posicionasse como líder dentro da América Latina no desenvolvimento de ERNC, principalmente por uma correta combinação de decisões políticas sobre eficiência  energéticas e das características geográficas do país, onde se destaca principalmente o fato de contar com a mais alta radiação solar do mundo. Essa liderança também se observa no nível de investimentos relacionadas com projetos de ERNC, onde o Chile se posiciona entre os 3 primeiros a nível regional. Em 2014 o país contou com  1,3 milhões de dólares investidos no segmento  e as cifras superaram o dobro de investimento  para 3,2 milhões de dólares em 2015.

Por esses e outros motivos o Chile é um país de vasto interesse para o estudo do tema em questão.

                           RESUMO
Área de estudo               

Energias Renováveis

Idioma do programa

Espanhol

Cidade visitada                                 
 
      

Santiago - Chile

Investimento 

USD 1.206

Duração                                     de 20 a 26 de janeiro, 2019
Prazo para inscrições                 03 de dezembro de 2018

Sobre a Universidad Andrés Bello

Fundada em 1988, a Universidad Andrés Bello (UNAB) é líder no ensino superior privado do Chile. Reconhecida por seu rigor e qualidade acadêmica, a instituição já recebeu diversos reconhecimentos do governo chileno e  foi certificada internacionalmente pela Middle States Commision on Higher Education (MSCHE), uma das seis agências oficiais certificadora de prestigiosas universidades dos Estados Unidos, como Princeton, Georgetown, Johns Hopkins e Cornell, entre outras.

Em 2014, a UNAB também foi reconhecida como uma das 100 principais universidades da América Latina no QS Latin America University Ranking, publicado pelo grupo British Quacquarelli Symonds.

http://www.unab.cl/

CONTEÚDO

Energia Solar

 

A radiação solar total incidente no planeta terra hoje é de cerca de 5 milhões de EJ por ano, e esta radiação poderia ser utilizada como grande fonte de energia para as atividades desempenhadas pela maior parte das sociedades. No entanto, a disponibilidade de radiação solar tem importantes flutuações temporais e espaciais, de modo que o uso direto da radiação solar para a geração de energia implica em levar em conta em detalhes a viabilidade de uso e distribuição deste recurso. Neste curso, algumas noções básicas sobre energia solar térmica serão revisadas e aspectos relacionados à energia solar fotovoltaica serão discutidos em maior detalhe. As limitações e vantagens relacionadas à produção e distribuição de energia elétrica a partir da energia solar também serão discutidas. Como experiência prática, o grupo visitará uma usina de geração de energia fotovoltaica.

 

Biomassa: Valorização de Energia e Resíduos

 

Nesta seção, os alunos conhecerão as principais fontes de biomassa existentes, especificamente as grandes quantidades atualmente consideradas de resíduos em alguns processos industriais (agrícola, florestal, entre outros). A importância da valorização da biomassa se concentrará nas tecnologias atuais para produzir energia a partir delas (bioenergia). O curso irá fornecer uma visão geral das diferentes tecnologias de combustão, co-combustão (biomassa e carvão), bem como a conversão de biomassa em combustíveis (biocombustíveis) através de pirólise ou gaseificação. O curso inclui um workshop e uma visita a uma empresa que utiliza biomassa em seus processos.

 

Hidrogênio como fonte de energia

 

Atualmente, o hidrogênio como vetor energético aparece como uma das alternativas mais promissoras como substituto parcial dos combustíveis fósseis, uma vez que não gera impacto ambiental, especialmente se for produzido por meio de um método limpo e renovável. Neste contexto, o curso dará aos alunos uma visão geral sobre os métodos de produção de hidrogênio e seus possíveis usos, bem como vantagens e desvantagens que ainda limitam seu uso massivo. Como parte deste módulo, o grupo visitará um laboratório no qual os alunos irão interagir com equipes nas quais o hidrogênio forneça a força motriz.

 

Energia eólica   

 

A energia eólica é atualmente uma fonte de energia cada vez mais utilizada, porque utiliza um recurso renovável de fácil acesso. Neste curso serão apresentados os diferentes sistemas de geração de energia eólica, bem como aspectos relacionados à medição, avaliação e quantificação do recurso eólico, a fim de selecionar adequadamente locais onde instalar usinas eólicas

 

Contrais hidráulicas de passagem   

 

Usinas de geração de energia de baixa potência são consideradas fontes de energia renováveis, uma vez que não consomem recursos e seu impacto ambiental é geralmente muito limitado. Neste curso, os diferentes esquemas utilizados no projeto de usinas a fio de água para gerar energia elétrica serão analisados ​​e o impacto ambiental de cada uma dessas configurações será analisado.

 

INVESTIMENTO

 

USD 1.206,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Taxa de inscrição de USD 150 (dedutível do valor do programa) a vista via depósito ou transferência bancária. Saldo em: 

 

  • Opção 1: Em até  10x  sem  juros  via  cartão  de crédito

  • Opção 2: À  vista  via  cartão  de crédito  com  desconto  de 10%

 

  • Opção 3: À  vista  via  boleto  ou  depósito  bancário  com  desconto de 15%

O PROGRAMA
INCLUI:
  • 4  dias  de  aulas  (de  9  a  14  horas); 

  • 1  de  atividades  culturais  incluindo  passeio  e  tour  para  vinhedo

  • Coffe  Breaks  diários;

 

  • Almoços diários; 

  • 2  visitas  a  empresa; 

  • Certificado  de  participação 

  • Acomodação  pelo  período  de  6  noites  em  quarto  duplo,  compartilhado  com  outro  participante  do  programa  de  mesmo  gênero,  em  hotel  categoria  3  estrelas; 

  • Transfer  de  chegada  e  retorno  em  grupo  do  aeroporto  internacional  de  Santiago  do  Chile  para  o  hotel  (e vice-versa);   

  • Seguro  viagem  durante  todo  o  período;   

  • Acompanhamento de um professor especializado indicado pela UNIFACS

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 

 

  • O valor não inclui: passagem aérea internacional, gastos com documentação, despesas com refeições, bebidas, frigobar, lavanderia, telefonemas, gorjetas, compras, taxas de alfândega e outras despesas não mencionadas acima.

  • Todos os valores serão convertidos em reais de acordo com a taxa de câmbio turismo vigente na data de pagamento/emissão do boleto.

  • Número mínimo de alunos para a confirmação do programa: 15 alunos

Gostou do programa? Preencha a ficha de inscrição clicando no botão abaixo! É o primeiro passo para garantir sua vaga.

INSCRIÇÕES ATÉ 18/04/2018

Caso tenha alguma dúvida ou deseje mais informações

sobre o programa, preencha o formulário abaixo!

 
estudos logos campus b-02.png

Você também pode tirar dúvidas por Whatsapp:

+55 11 96980-8677

collective-logo-square-white.png

Rua Belmiro Braga, 46

São Paulo - SP - Brasil

05432-020

 

+ 55 11 2679 0555

+ 55 11 2532 5082

info@campusb.org

Follow us:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon